Abr 24, 2013

VISITA DE ESTUDO A BRAGANÇA


Visita de Estudo a Bragança


Como complemento à parte lectiva da unidade curricular de Planeamento e Ordenamento do Território, lecionada pela Engª Rute Arouca Teixeira, foi considerado de interesse a realização de uma visita de estudo, à região de Bragança, em que se pudesse tomar contato com algumas das temáticas desenvolvidas durante as aulas, o que veio a ser realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2013, com a participação de quinze alunos que foram acompanhados por três elementos do corpo docente.

Categoria: General
Inserida por: amac

Visita de Estudo a Bragança

O primeiro ano do Mestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambiente do Departamento de Geotecnia do Instituto Superior de Engenharia do Porto tem, durante o primeiro semestre, como unidade curricular  Planeamento e Ordenamento do Território, lecionada pela Engª Rute Arouca Teixeira.
 
Como complemento à parte letiva dessa disciplina foi considerado de interesse a realização de uma visita de estudo, à região de Bragança, em que se pudesse tomar contato com algumas das temáticas desenvolvidas durante as aulas, o que veio a ser realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2013, com a participação de quinze alunos que foram acompanhados por três elementos do corpo docente.
 
 
No primeiro dia, iniciou-se a visita com receção Câmara Municipal de Bragança, onde fomos recebidos pelo Eng.º Vitor Padrão e Dr. João Cameira e os alunos puderam familiarizar-se com os temas do ordenamento do território e as estratégias de desenvolvimento do concelho, em particular, do Plano Diretor Municipal, Agenda 21 Local e outros projectos relevantes, seguido da projecção de um filme sobre o concelho, com destaque para o conceito de EcoCidade em que a autarquia apostou, com uma ampla participação da população,  nas vertentes da energia, turismo, produtos tradicionais e construção.
 
Da parte da tarde efetuou-se uma visita ao Centro Arte Contemporânea Graça Morais, guiada pelo próprio Diretor do Museu, Dr. Jorge Costa, destacando-se, entre outros, a importância deste equipamento para a Região com a sua projecção nacional e internacional, a reconhecida obra arquitetónica de Souto Moura na cidade de Bragança e a valia artística da obra da pintora Graça Morais.
 
Seguiu-se um passeio pelo centro histórico da cidade, com destaque para o Domus Municipalis, ex-libris da cidade e passeio a pé pelas margens do Rio Fervença com destaque para a intervenção do Programa Polis, que restituiu o rio à cidade e que inclui dois equipamentos - Museu da Seda e Centro Ciência Viva.
 
No segundo dia decorreu a visita ao Parque Natural de Montesinho, uma das maiores áreas protegidas do país, acompanhada pela Dra. Susana Abrantes e pelo Dr. Telmo Afonso, onde os alunos tomaram contacto com os valores naturais e sociais em presença e a importância da conservação da natureza, com áreas florestais exemplares, e onde se consegue a perfeita integração das populações na paisagem e manutenção de hábitos tradicionais comunitários.
 
 
 
 
 
 
Incluiu a visita aos fornos de cal em Dine e seu Centro de Interpretação, e almoço numa casa de Turismo no Espaço Rural na aldeia de Montesinho, uma das melhores conservadas e representativas do parque.