Out 5, 2015

AQUAPORTO, CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA


O Departamento de Engenharia Geotécnica e o Laboratório de Geotecnia de Materiais de Construção marcaram presença na AQUAPORTO, CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, desta vez intitulada:

Vamos Experimentar o Futuro?

 

Categoria: General
Inserida por: amac
Este Espaço dedicado à Ciência, Inovação e Tecnologia realizou-se no passado dia 2 e 3 de outubro de 2015 no Parque da Cidade do Porto e contou com a presença de entidades promotoras de uma série de atividades entre as quais destacamos:
 
 - Como funciona uma ETAR? Uma ETAR comporta um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas de modo a que não produza impactos negativos nos ecossistemas. A maquete, construída por alunos do 3º ano da LEGG, evidenciou as diferentes fases envolvidas no tratamento de águas residuais.
 
- Sabes o que é a Energia Geotérmica? Para que serve? A energia geotérmica é o aproveitamento da atividade térmica interna da Terra sob a forma de calor proveniente de fluídos e das formações geológicas do subsolo. Este calor é então aproveitado para produzir energia que serve para abastecer casas, hotéis, aquecer piscinas, entre outros. A maquete construída por alunos do 3º ano da LEGG, evidenciou o funcionamento de uma fonte natural de calor (Geiser) e o aquecimento da água de uma piscina.
 
- Queres determinar rapidamente a composição química de um Solo ou de diferentes Rochas? Com a ajuda de uma técnica expedita, através de um analisador NITONXL3, de Fluorescência de raio X, é possível em poucos minutos, vislumbrar a composição química de um Solo ou de diferentes Rochas, tais como de um granito, de um calcário, de uma ardósia ou de um mármore. Esta caracterização é realizada sistematicamente no âmbito de projectos ambientais e de caracterização de solos e de rochas.
 
 - Vem medir as vibrações do impacto que provocas no solo! O Sismógrafo serve para monitorizar a vibração do solo, do ar e da água sobre pressão resultante de actividades relacionadas com demolição, indústrias extrativas e construção. Trata-se de um recurso inovador, com vários sensores e uma variedade de formatos de gravação. Será possível medir e ver o gráfico da vibração criada pelo próprio por intermédio de um impacto no solo.